"O Som das Palavras" - Jornal Escolar Nº10
“Juntos pela Sustentabilidade”
O projeto Jornal Escolar “O Som das Palavras” é apoiado, no presente ano letivo, pelo Programa ODS@Loures, na sequência de candidatura e apresentação do mesmo perante um júri constituído por quatro parceiros: um representante da Hovione, um representante do PMI – Portugal nas Escolas, um representante da Câmara Municipal de Loures e um representante do Agrupamento de Escolas João Villaret.
Pelo segundo ano consecutivo, utiliza, nas suas várias fases (criação, planeamento, execução, controlo e fecho), o kit metodológico do PMI – Portugal nas Escolas, que é constituído por sete ferramentas de gestão, a saber:
BI, Brainstorming, Mapa Mental, Árvore de Atividades, Calendário de Atividades, Semáforos, Lições Aprendidas.
Construção da “Wall”
1. CRIAÇÃO
Brainstorming
Mapa mental
2. PLANEAMENTO
Árvore de
atividades
Calendário do Projeto
3. EXECUÇÃO
O projeto foi concebido a partir do brainstorming e do mapa mental.
Seguidamente, procedeu-se à sua planificação através da árvore de atividades e do respetivo calendário.
O projeto está a ser operacionalizado e conta com a utilização de semáforos para monitorizar as atividades de acordo com o cronograma estabelecido.
Todas as ferramentas de gestão supramencionadas são observáveis na “Wall” do projeto e contribuem para o desenvolvimento de 4 competências-chave: criatividade, comunicação, colaboração e espírito crítico. Além destas competências, o projeto favorece também o desenvolvimento de outras de natureza cognitiva/metacognitiva, social, emocional e prática.
Quer umas, quer outras, resultam da combinação da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de capacidades e da tomada de atitudes e as suas áreas de atuação (que contribuem para o perfil do aluno) são as seguintes:
- Linguagens e textos;
- Informação e comunicação;
- Raciocínio e resolução de problemas;
- Pensamento crítico e pensamento criativo;
- Relacionamento interpessoal;
- Autonomia e desenvolvimento pessoal;
- Bem-estar e saúde;
- Sensibilidade estética e artística;
- Saber técnico e tecnologias;
- Consciência e domínio do corpo.
Em suma, o presente projeto possibilita o desenvolvimento de várias literacias, desde a leitura e escrita à utilização das tecnologias de informação e comunicação, as quais constituem pilares para a construção do perfil do alunos e da aprendizagem ao longo da vida.