8ºD - "Geração - Lixo no chão - Poluição"
8ºD - "Mar 100 Lixo"
Durante as “Lições Aprendidas” do Projeto do Ano Letivo anterior, foi identificado um problema de turma: o lixo.
Para o 8ºD, o lixo, passou a ser uma questão de cidadania e responsabilidade social.
E foi aqui que o nosso trabalho de projeto teve início!
Partindo da pesquisa, análise e reflexão crítica sobre esta temática, foi realizado um brainstorming. As ideias foram tantas, que em vez de 1 decidimos fazer 2 projetos: “Geração – Lixo no Chão – Poluição” e “Mar 100 Lixo”.
E elaborámos os 2 Bilhetes de Identidade.
Foi elaborado ainda um documento que coloca em evidência as Aprendizagens Essenciais a adquirir nas várias disciplinas (conhecimentos, capacidades e atitudes), e outro documento, com as competências do Perfil do Aluno a desenvolver com os 2 projetos.
Perfil do Aluno
Articulação curricular
A nossa “Wall” em construção (…)
A “wall” do projeto, ilustrará as 7 ferramentas de gestão, tais como: o BI, o brainstorming, o mapa mental, a árvore de atividades, o calendário de atividades, os semáforos e as lições aprendidas.
A “Wall” espelha todas as fases do projeto, desde a sua fase de criação, planeamento, execução, controlo e fecho, espelhando-se nela o caminho de comunicação e colaboração, assim como as decisões de criatividade e espírito crítico de todos os alunos e professores do conselho de turma.
Com a utilização das 7 ferramentas do kit, trabalham-se intencionalmente várias competências, tais como: a criatividade, a comunicação, a colaboração e o espírito crítico, os 4 C`s da Educação do Futuro.
Ação de sensibilização ambiental Valorsul - Twist 3R's
No dia 14 de novembro, tivemos uma aula de sensibilização ambiental, orientada pela Drª. Daniela Ratinho, da Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos de 19 municípios, incluindo o concelho de Loures.
Dividimos a turma em 2 equipas e fizemos um jogo Twist 3 R`S. Respondemos a várias questões relacionadas com esta temática.
Aprendemos sobre a recolha, separação e reciclagem do lixo e recebemos de oferta 3 ecobags.
Ações de sensibilização na J.V. recolha e separação do lixo
Os alunos vão fazer várias ações/campanhas de recolha do lixo na escola, não só porque queremos ter uma escola mais limpa e menos poluída, mas também, porque gostaríamos de sensibilizar a comunidade educativa para a poluição do ambiente terrestre e marinho, em prol da nossa saúde e qualidade de vida e de um planeta mais sustentável. Poderão contribuir nestas intervenções qualquer elemento da comunidade educativa, desde alunos, a outros professores, funcionários, pais e EE.
Estamos a contribuir e a sensibilizar a comunidade para a separação de materiais recicláveis!
Vamos fazer a monitorização do lixo recolhido e a análise gráfica e estatística da sua evolução, na disciplina de matemática, com a professora Cristina Rosa.
Vamos ainda participar no Programa Eco – Valor, programa de educação ambiental da Valorsul que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais.
Com os nossos projetos, para além de estarmos a contribuir para um melhor ambiente, gostaríamos de ser premiados pelo nosso bom desempenho ambiental e quem sabe, poder ganhar um prémio que poderá ir até 1000 euros no “concurso separa e ganha”, ecoponto amarelo. UAU!
Com o contributo de todos, quem sabe, poderemos conseguir!
Um agradecimento especial ao Assistente Operacional, Sr. Manuel Simões e Encarregada Operacional, D. Isabel Antunes, pela separação de todo o lixo recolhido.
Ficámos muito aquém deste extraordinário valor, mas com o nosso contributo e empenho, melhorámos muito em relação aos anos anteriores.
Ecoaula – Melodias de uma maré de plástico
No dia 5 de dezembro, tivemos uma ecoaula, dinamizada pela C.M.L. e orientada pelo Dr. Rui Pécurto.
Através da visualização de filmes e de uma experiência sensorial com os sons da água vs. resíduos, reconhecemos a importância da reciclagem na defesa dos recursos hídricos.
Nesta experiência sensorial, de olhos vendados, cada um teve a liberdade de construir uma história em volta da água e sua poluição, mediante a sensibilidade, imaginação e capacidade de concentração e repensar na relevância da reciclagem.
Estiveram presentes as professoras Paula Pinheiro e Sílvia Melo, de Educação Física e Português respetivamente, tendo esta última informado os alunos que esta atividade seria de grande importância para a realização do teste de avaliação da disciplina, já que obteriam informações bastante relevantes para a elaboração de um anúncio/slogan publicitário ambiental.
Estes anúncios farão parte do teatro musical.
Vaivém Oceanário - 6 dezembro
Quinta dos Remédios - Bobadela
No dia 6 de dezembro, fomos à Quinta dos Remédios, na Bobadela, e visitámos o Vaivém Oceanário. Foram as professoras Paula Pinheiro e Cristina Rosa, e ainda com a turma 5ºB.
Com o intuito de espalhar pelo país a literacia do oceano para que todos compreendam a sua importância e a urgência de agir pela sua conservação, os dinamizadores da atividade proporcionaram-nos o visionamento de um filme/jogo de perguntas e respostas e também de reflexão. Esta atividade ajudou-nos a perceber a urgência na adoção de comportamentos mais responsáveis para com o planeta que habitamos.
Fizemos ainda, uma atividade prática de separação do lixo. Descobrimos que dentro da caixa de areia em que tínhamos que separar o lixo, se encontravam 2 ovos de tubarão!
Ficámos ainda mais entusiasmados em ir dormir com os tubarões e aprender mais com estes animais fantásticos!
Programa ODS@Loures
Após o envio das candidaturas dos dois projetos "Geração - Lixo no Chão - Poluição" e "Mar 100 Lixo", ao Programa: ODS@Loures, promovido pela Hovione, no dia 11 de janeiro de 2019, iremos apresentá-los ao júri, constituído por todos os parceiros, um representante da Hovione, um representante do PMI, um representante da C.M.Loures e um representante do Agrupamento de escolas João Villaret.
Foi um momento de grande responsabilidade e algum nervosismo, pois a apresentação dos projetos foi feita por 3 representantes da turma, a Beatriz, a Sofia e a Matilde G. Foram momentos com “borboletas no estômago”, embora toda a turma estivesse presente para apoiar e responder às perguntas colocadas pelo júri.
Todos os alunos se prepararam para esta apresentação e isso uniu ainda mais toda a equipa!
No final, ficámos bastante satisfeitos, pois conseguimos o apoio que pretendíamos, que será essencial para realizarmos mais facilmente as atividades dos 2 projetos e que contribuem para as metas nacionais e internacionais dos ODS`s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Plogging na J.V.
De 6 a 20 de fevereiro, fizemos um Plogging na escola – uma corrida sustentável e ecológica, que contou com a participação da totalidade dos alunos da escola, 750 alunos. Para além de deixarem a escola mais limpa e bonita, ainda foram atribuídos prémios às 6 turmas com melhor desempenho. Para além de deixarmos a escola mais limpa. Alguns alunos do 8ºD, entregaram os prémios às diferentes turmas e aproveitaram o momento para analisarem os resultados e refletirem em conjunto. Para perceberem a importância da reutilização da matéria-prima, receberam uma bola de basquetebol dentro de um saco de transporte feito de retalhos, que foram confecionados pelas famílias dos alunos do 8ºD.
Com a excelente participação e colaboração de todos os professores de Educação Física, os alunos ficaram mais sensibilizados para a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo. Fica aqui o nosso agradecimento!
Nas aulas de Matemática, com a professora Cristina Rosa, os alunos fizeram o tratamento dos dados e a análise estatística dos resultados deste Plogging.
Aqui fica o regulamento que elaborámos e o tratamento/análise estatística que fizemos. UAU! Os alunos recolheram 5220 litros de lixo que foi deitado no chão, ajudando a manter a escola limpa e um melhor ambiente. Foram despertos para manterem esta atitude cívica.
Plogging no Infantado
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade local, no dia 27 de fevereiro, fizemos um Plogging no Infantado. Ao longo do nosso trajeto, fomos recolhendo o lixo encontrado e distribuindo os folhetos que fizemos na aula de Português. Interagimos com as pessoas que íamos encontrando e fomos sensibilizando-as para a problemática dos resíduos urbanos e as consequências do plástico para os ecossistemas naturais, ou seja, para a vida no Planeta Terra. Felicitaram-nos pela nossa iniciativa!
Tivemos ainda o privilégio de fazer pequenos filmes com lojistas e transeuntes que encontrámos! A eles o nosso muito obrigado pela disponibilidade!
No final, contabilizámos 22 sacos de 30l de lixo, situação um pouco preocupante, mas que poderá melhorar se todos nós ficarmos mais conscientes e tivermos práticas mais ecológicas.
Felicitaram-nos pela nossa iniciativa!
Apresentação de Trabalhos
Na disciplina de CFQ, os alunos fizeram trabalhos de pesquisa sobre a produção de plástico, algodão e papel e ainda sobre a poluição gerada nas respetivas indústrias; Pesquisaram sobre os recursos naturais e sua exploração, assim como sobre a acidificação dos oceanos.
No dia 15 de março, os grupos apresentaram os trabalhos às professoras de CFQ e Educação Física. Ao longo da avaliação dos mesmos, foram retiradas algumas informações – chave para o Teatro Musical e surgiram algumas ideias!
Oceanário de Lisboa
No dia 2 de abril, visitámos o Oceanário de Lisboaram os professores de Educação Física, de Ciências Naturais e de Geografia, respetivamente, Paula Pinheiro, Fernando Funenga e Nelson Ribeiro. Acompanharam-nos ainda, as assistentes operacionais, Mª José Garcia e Isabel Antunes.
Começámos a nossa visita à exposição temporária “Florestas Submersas by Takashi Amano” e vivemos uma experiência de contemplação, relaxamento e simplicidade. Num aquário de 40m de comprimento e 160 mil litros de água, vive uma obra de arte criada por este reconhecido aquascaper internacional.
A arte funde-se com a natureza, num ecossistema onde habitam 10 mil peixes tropicais de água doce e 46 espécies de plantas aquáticas.
Sentados num sofá, admirámos esta beleza única ao som da música de Ricardo Leão. Percebemos que tudo está ligado no nosso planeta.
No Atelier “A biodiversidade somos nós”, com a Dra. Sandra, bióloga marinha, percebemos o quanto nos ensinam os ecossistemas e quantos serviços estes nos prestam de forma gratuita, tais como: regular o clima, purificar o ar, a água e os solos, polinizar culturas, controlar pragas e evitar cheias. Para isso, fizemos um jogo em equipa. Se fosse preciso pagar, qual seria a nossa conta?
Seguimos para a maravilhosa exposição permanente!
Nesta visita guiada pela bióloga marinha, despertámos a nossa curiosidade e descobrimos que perante nós se encontravam 8000 animais e plantas de 500 espécies, com 7 milhões de litros de água salgada.
Foi algo mágico e deslumbrante!
Perceber que todos estes seres vivos não dependem dos seres humanos para sobreviver e que nós não conseguimos viver sem eles, ajudou-nos a tomar consciência da nossa importância para a sua proteção e conservação.
Fomos ainda alertados para a quantidade de lixo que vai parar ao mar e tivemos a oportunidade de nos consciencializar ao apreciar várias obras de arte criadas com lixo recolhido dos oceanos.
Título 2
Imagens que nos fazem pensar e nos ajudam a ter práticas mais ambientais!
Dia Aberto à Comunidade
No dia 11 de maio, comemorou-se o Dia do nosso Patrono, João Villaret.
A turma D do 8º ano, voltou a sensibilizar toda a comunidade educativa para a problemática dos resíduos rurais e urbanos, assim como para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar em prol do meio ambiente.
Desafiámos todos os presentes a se juntarem a nós numa ação voluntária de recolha de lixo! Foram vários os voluntários que se juntaram a esta causa! Obrigada!
Alertámos ainda, para a problemática dos plásticos nos nossos mares e oceanos!
Aqui deixamos algumas imagens deste dia!
Plogging na praia da Cruz Quebrada
No dia 17 de maio, realizámos o Plogging na praia da Cruz Quebrada, e com a nossa ação voluntária de recolha do lixo, deixámos a praia limpa, sensibilizando os banhistas para esta problemática. Todos ficámos perplexos com as centenas de cotonetes, beatas, cordas, redes e outros pequenos plásticos que encontrámos.
Na escola, num grande recipiente de vidro, foi feita uma experiência com água salgada e o lixo recolhido. Os alunos tomaram consciência de que há lixo que fica a boiar e outro que vai logo ao fundo, sendo este lixo marinho um grande problema para a vida marinha e a nossa saúde.
Teatro Musical – “Nós e o Planeta”
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, realizámos um Teatro Musical.
Com o objetivo de informar/sensibilizar uma plateia constituída por alunos, professores, funcionários, pais e EE e parceiros, foram apresentadas várias interpretações de canto, dança e dramatização. Também as artes visuais e tecnológicas estiveram presentes, com a construção de um gráfico circular com tampas de plástico de várias cores a representar os vários momentos de recolha de lixo na J.V. e um pictograma com garrafas de plástico, a representar o nº de sacos de 30l de lixo recolhido por cada turma da escola no Plogging realizado na Escola João Villaret.
Tentámos informar sobre alguns problemas ambientais que o planeta enfrenta e sobre algumas práticas importantes a adotar para a sua sustentabilidade.
Todos os trajes utilizados nas várias atuações foram construídos com a reutilização e reciclagem de vários produtos.
Antes e após o Teatro Musical foi servido um Brunch para os participantes e convidados, na sala da turma e sala dos projetos, organizado pelos alunos e pela professora de Inglês, pais e EE.
Também o átrio de entrada do Teatro foi decorado de acordo com os temas abordados, e foi feita uma divulgação de vários vídeos sobre a proteção e conservação dos oceanos, assim como dos vários ODS`s.
Os alunos da escola tiveram a oportunidade de tomar consciência que devem dar o seu contributo individual, para o bem do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.
Bordalo II na Escola João Villaret
Em data já agendada pela C.M.L., 15 de outubro de 2019, em parceria com a iniciativa “Loures Arte Pública”, está prevista a vinda de Bordalo II, o reconhecido artista plástico português, que irá fazer uma obra de arte com o lixo, numa das paredes frontais da nossa escola. Os alunos irão fazer-lhe uma entrevista, que já foi preparada nas aulas de português.
Para nós, é um grande privilégio a presença deste artista plástico, conhecido mundialmente!
Esta reportagem poderá ainda ser feita pelos alunos do Clube de Jornalismo e ser colocada no jornal escolar, no próximo ano letivo.
O nosso grande agradecimento ao artista e à Câmara Municipal de Loures, por esta oportunidade!
Workshop de Arte Urbana na Escola
Os nossos 2 projetos ainda nos deram a oportunidade de participar num Workshop de Arte Urbana com o artista Nuno Barbedo “The Caver”, que nos possibilitou uma experiência espetacular! Percebemos o quão difícil é esta arte e pudemos ficar com o resultado do nosso trabalho para expor na escola!
Reflexão Final/Avaliação/Testemunho
Considera-se que os resultados atingidos foram além das nossas expetativas, dado que várias atividades um pouco ambiciosas e que envolviam algum risco, pois não dependiam de nós e sim de parcerias, todas elas se concretizaram para satisfação de toda a equipa.
Acresce salientar, o facto de uma turma ter conseguido mobilizar os 750 alunos da escola e a comunidade local.
Os alunos do 8ºD e toda a comunidade escolar, passaram a estar muito mais despertos para os problemas ambientais tratados e mais conscientes de que devem dar o seu contributo para a sustentabilidade do planeta. Mas sabemos que temos que continuar a trabalhar!
Apesar disso, muitos mudaram as suas práticas, assim como as práticas das suas famílias. Foi interessante perceber, que os pais e também os alunos, se sentiram orgulhosos do trabalho realizado e falavam do impacto positivo dos projetos nas suas vidas.
A satisfação dos professores também foi enorme!
Só com toda a equipa muito focada nas metas a que se propôs, foi possível concretizar uma panóplia de produtos/atividades ao longo de todo o ano letivo. Concluímos que, quando o trabalho é bem planeado, gerido e executado, tudo se torna exequível!
O kit metodológico do PMI foi uma excelente mais-valia!
E como equipas motivadas e determinadas superam-se, nos momentos em que “o barco parecia estar a desviar-se um pouco do seu rumo”, referindo-nos ao teatro musical, eis que a união de esforços surge novamente, e todos juntos buscamos afincadamente a concretização daquilo a que nos propusemos. O sucesso é coletivo e a satisfação é geral!
Mais uma vez, o trabalho de projeto foi uma oportunidade de aprendizagem bastante significativa e multidisciplinar, em que professores e alunos trabalharam colaborativamente, em prol dos objetivos traçados por todos.
Com a utilização das várias ferramentas do kit metodológico do PMI na gestão dos projetos, os alunos continuaram a trabalhar o currículo e a desenvolver várias competências, tais como: a criatividade, a comunicação, a colaboração e o espirito crítico, os 4 C`s da Educação do Futuro, entre outras contempladas no perfil do aluno.
Um bem haja a toda a equipa de projeto e a todos os participantes!
Um bem haja ao PMI Portugal nas Escolas por ser nosso parceiro!
OBRA DE BORDALO II NA JOÃO VILLARET
No dia 1 de outubro de 2019, concretizou-se um dos nossos sonhos, no âmbito dos projetos da turma.
Bordalo II veio à nossa escola instalar uma obra de arte criada com o lixo, que viemos a constatar tratar-se de um choco! Apenas sabíamos que seria um animal marinho, pois tinha sido essa a nossa proposta! Foi fantástico!
Foi um dia diferente e com grandes aprendizagens!
Foram momentos de grande curiosidade e descoberta ao longo do dia, uma experiência muito rica para todos os elementos da comunidade educativa, que contou com a presença da RTP e um repórter da BBC!
Os alunos tiveram a oportunidade de serem entrevistados em Inglês pelo repórter da BBC, e explicaram os motivos que os levaram a desenvolver este projeto interdisciplinar de âmbito ambiental, assim como a importância da presença de Bordalo II.
Tal como ele, nós também queremos sensibilizar e despertar consciências para esta problemática ambiental (do lixo e da poluição).
A reportagem da RTP1, no programa linha da frente, do dia 28 de novembro, pode ver-se acedendo ao link seguinte:
https://www.rtp.pt/play/p5280/linha-da-frente
Os alunos fizeram uma entrevista ao Artur e ficaram muito satisfeitos com tudo o que ouviram. Ficaram bastante reflexivos com as mensagens que este lhes transmitiu!
Partilhamos um documento, que resume as suas respostas às nossas perguntas!
Fazemos um agradecimento especial ao Artur e à sua equipa, à C.M.L., a todos os nossos parceiros e por fim, mas não menos importante a toda a comunidade educativa!